Saiba Tudo

O PrEP 15-19 é um estudo voltado para adolescentes de 15 a 19 anos que se identificam como homens cis gays, mulheres trans e travestis. Seu objetivo é contibuir para reduzir a incidência de HIV neste grupo e conhecer suas percepções, aceitabilidade e intenção de usar a PrEP e o autoteste para HIV. Acontece em três cidades brasileiras: Salvador, Belo Horizonte e São Paulo. Xs adolescentes que participam do PrEP 15-19 podem escolher ou não usar a profilaxia pré-exposição (PrEP) e também têm acesso a vários outros métodos que compõem o leque da Prevenção Combinada neste estudo: camisinha, lubrificante, PEP, aconselhamento, teste para diagnóstico de HIV e outras IST, tratamento ou encaminhamento para serviço especializado, autoteste para HIV e vacinação para hepatite A e B.

O estudo também oferece uma assistente digital, a Amanda Selfie, a primeira robôa travesti do Brasil. Qualquer pessoa, participante ou não do estudo, pode conversar com a Amanda pelo Messenger para tirar dúvidas sobre sexo, pegação, prevenção, HIV, IST - e também sobre cultura LGBTI+, gênero, orientação sexual, entre vários outros assuntos. É só clicar aqui.

O estudo segue as normas éticas para a pesquisa com seres humanos vigentes no Brasil e foi aprovado pelos Comitês de Ética em Pesquisa da Organização Mundial da Saúde, da Faculdade de Medicina da USP, do Instituto de Saúde Coletiva da UFBA e da Faculdade de Medicina da UFMG.

Quem pode participar?

Adolescentes de 15 a 19 anos que se identifiquem como homens cis gays, mulheres transexuais e travestis, com práticas sexuais, que morem em (ou perto de) Salvador, Belo Horizonte e São Paulo.

Como posso participar?

Qualquer pessoa que atenda os critérios de participação (15 a 19 anos, gay/trans/travesti, relações sexuais e situação de exposição) e que more em uma das 3 cidades participantes do estudo (ou perto delas) pode participar. Para começar, você pode:

  1. Entrar em contato com a Amanda Selfie pelo Messenger: neste link, Amanda vai te fazer algumas perguntas, te contar mais sobre o estudo e, se você atender aos critérios de participação ela mesma vai te agendar uma primeira visita aos locais onde o estudo acontece; ou
  2. Ir direto a um dos locais onde o estudo acontece.

O que eu tenho que fazer para participar do estudo?

Você precisa primeiro entrar em contato com as equipes de pesquisa e assinar o termo de consentimento livre e esclarecido. Durante o estudo, você fará o teste de HIV a cada 6 meses e responderá algumas questões sobre suas experiências afetivas e sexuais a cada 3 meses. Caso você opte pelo uso da PrEP, você também precisará comparecer às consultas agendadas a cada 3 meses e fazer os exames solicitados pelo/a médico/a . Tudo isso com o objetivo de nos ajudar a compreender como melhorar os programas de prevenção da aids para jovens gays, travestis e trans e, assim, a diminuir as taxas de infecção pelo HIV nesses grupos =)

Onde acontece?

Salvador, BA: Casarão da Diversidade: Rua do Tijolo, 8, Pelourinho, 2º andar. Telefone: (71) 99102-2234; (71) 9.9640 9030. Atendimento de segunda à sexta-feira, de 9h às 16h.

Belo Horizonte, MG: Rua Guaicurus, 50 - Centro. Telefone: (31) 99726-9307. Atendimentos segunda-feira das 18h às 21h e de terça a sexta-feira das 14h às 17h30.

São Paulo, SP:

Centro de Testagem e Aconselhamento Henfil - CTA Henfil. R. Líbero Badaró, 144 - Centro. Telefone: 11 3106-5352 ou 9.8209-2911 (WhatsApp). Atendimento de segunda à sexta-feira, de 10h às 18h30

Casa 1: R. Adoniran Barbosa, 151 - Bela Vista. Atendimento de segunda à sábado das 10:00 às 22:00.

Quais os benefícios de participar do PrEP15-19?

Ao participar do PrEP 15-19 você terá acesso a um amplo programa de prevenção combinada do HIV, incluindo PrEP, camisinha, lubrificante, PEP, aconselhamento, teste para diagnóstico de HIV e outras IST, tratamento ou encaminhamento para serviço especializado, autoteste para HIV e vacinação para hepatite A e B. Nós esperamos com este estudo diminuir a chance dos participantes se infectarem pelo HIV, mas não podemos garantir este benefício direto. Vale lembrar, porém, a participação de cada pessoa no estudo pode beneficiar toda a comunidade de jovens gays, trans e travestis, já que os resultados poderão ajudar a melhorar os programas de prevenção da aids voltados para esses grupos e a reduzir as taxas de infecção pelo HIV entre eles.

Quais são os meus direitos ao participar do PrEP 15-19?

Você tem direito de acessar todos os serviços oferecidos pelo estudo, que incluem camisinha, PrEP, lubrificante, PEP, aconselhamento, teste para diagnóstico de HIV e outras IST, tratamento ou encaminhamento para serviço especializado, autoteste para HIV e vacinação para hepatite A e B. Você também tem o direito à garantia de que todos os dados coletados pelo estudo serão mantidos em sigilo. Além disso, você tem o direito de desistir de participar do estudo a qualquer momento.

Quero participar, mas não quero usar PrEP.

Tudo bem. Se você fizer parte do público do estudo (15 a 19 anos, gay/trans/travesti, iniciou a vida sexual e mora na região de Salvador, BH ou SP), há duas formas de participar do PrEP 15-19. Uma delas é se você quiser e tiver a indicação para usar a PrEP. Se for esse o seu desejo, você receberá todas as informações necessárias e realizará os exames laboratoriais e clínicos para verifica se pode usar a PrEP. A segunda forma é se você não desejar usar a PrEP, mas quer acessar outros métodos de prevenção e ser acompanhado no estudo. Nesse caso, você deverá responder as entrevistas sobre questões pessoais, como suas práticas sexuais e o uso de drogas e álcool. Realizará, também, exames laboratoriais para o diagnóstico do HIV, sífilis e hepatites B e C, assim como poderá realizar uma consulta médica para diagnosticar eventuais infecções sexualmente transmissíveis. Se algum dos exames der positivo ou se for diagnosticado com alguma infecção de transmissão sexual, você também terá acesso ao tratamento com a equipe do estudo ou de algum serviço de referência.

Quanto tempo dura o estudo?

Cada participante poderá ficar no estudo por até 24 meses, mas, caso queira sair dele antes, a/o participante pode desistir do estudo a qualquer momento. No caso do/a participante ter um teste de HIV positivo durante o estudo, ele deixará de participar do PrEP15-19, mas antes receberá todo o apoio da nossa equipe para iniciar o seu tratamento em um serviço da rede pública de saúde.

Eu preciso pagar pra participar?

Não. Não há nenhum custo para você, caso decida participar do PrEP 15-19.

Eu vou receber algum pagamento para participar?

Não. A participação no estudo é voluntária. Porém, você poderá receber auxílio-transporte e auxílio-alimentação como uma ajuda de custo para os dias em que for participar de atividades do estudo.

Quem promove o estudo?

O estudo é financiado pela UNITAID e pelo Ministério da Saúde. É executado por meio de uma parceria entre o Instituto de Saúde Coletiva da Universidade Federal da Bahia (ISC/UFBA), a Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Minas Gerais (FM-UFMG) e a Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FM-USP), com apoio da FIOTEC. Os pesquisadores responsáveis pelo estudo são Ines Dourado (ISC/UFBA http://lattes.cnpq.br/7845852622901449), Dirceu Greco (FM-UFMG http://lattes.cnpq.br/7658154224914749) e Alexandre Grangeiro (FM-USP http://lattes.cnpq.br/9428738757276335)

Quais os riscos de participar do PrEP 15-19?

O estudo não envolve nenhum risco direto para a sua saúde. Porém, as entrevistas e as consultas clínicas podem causar desconforto ou constrangimento, devido aos temas abordados e aos exames físicos. A coleta de sangue para exames laboratoriais pode provocar desconforto e mancha arroxeada na pele, onde a agulha penetrar. Para diminuir o risco desses eventos os profissionais são treinados e toda a coleta de material ocorre de acordo com as normas de biossegurança, com material esterilizado e descartável.

Como posso contatar o Comitê de Ética em Pesquisa (CEP)?

CEP FM-USP:

CEP UFMG:

CEP ISC/UFBA

Como posso tirar mais dúvidas?

Você pode acessar a Amanda Selfie; ou

Você pode mandar um email para a equipe do estudo: contato@prep1519.org

Se a sua questão for específica para algumas das cidades onde o estudo acontece, pode escrever diretamente para as equipes de cada uma delas: consultasalvador@prep1519.org / consultabh@prep1519.org / consultasp@prep1519.org.

Você pode também ligar para os serviços que participam do estudo:

Ou ainda, você pode ir a um dos serviços que participam do estudo: